top of page

AS CRIANÇAS E AS ARTES MARCIAIS

 

"Primeiro, dê aos seus filhos raízes. Mais tarde, asas."

 

As Artes Marciais na educação e formação da criança:

 

No mundo de hoje, valores como disciplina, respeito e companheirismo são muitas vezes deixados de lado. Pai e mãe frequentemente trabalham e, por isso, muitas vezes não têm condições para ajudar a construir estes valores na criança, uma vez que estão muito pouco tempo em contato com os filhos que, normalmente, passam os seus dias em frente a uma televisão e/ou em contato com companhias inadequadas. Além disso, as escolas, em geral, dão prioridade ao aspecto intelectual, pondo menos ênfase nos fundamentos da educação moral, cujos ensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social.

 

A prática das Artes Marciais sob a orientação de instrutores qualificados trará benefícios inestimáveis para a criança, pois se ela for bem orientada e motivada, será um grande passo para se evitar o aparecimento de certos vícios (como o uso de drogas, por exemplo), nocivos à saúde.

 

Nesse sentido, podemos dizer que a prática correcta do Karaté auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança. Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a se relacionar com os outros. Relativamente ao aspecto físico, ela estará sempre a exercitar-se, o que lhe proporcionara um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos.

 

Benefícios morais da prática das Artes Marciais

 

  • Disciplina;

  • Respeito;

  • Auto confiança;

  • Companheirismo;

  • Coragem.

 

O estímulo à coragem para enfrentar obstáculos, é parte dos ensinamentos do Karaté. A coragem nada mais é do que a energia moral que temos diante de situações difíceis ou de aflição. Já dizia Masutatsu Oyama, um dos grandes Mestres de Karaté: "Perder dinheiro é perder pouco, perder confiança é perder muito, mas perder a coragem é perder tudo, porque se perderá a si mesmo. Portanto, mantenha a coragem como o bem mais precioso da vida."

 

Benefícios físicos imediatos para a criança:

 

  1. MANUTENÇÃO DA SAÚDE E FORTALECIMENTO FÍSICO - É inegável a contribuição que a pratica física do Karaté proporciona aos praticantes, principalmente para a criança que está em fase de crescimento e desenvolvimento. Correcção da postura corporal e agilidade física é um dos primeiros benefícios que os pais percebem em seus filhos.

  2. COORDENAÇÃO MOTORA - Executando os exercícios de Karaté conhecidos como KIHONS, exercita-se de forma natural e progressiva toda a estrutura física necessária e fundamental, pois trabalha-se os membros superiores e inferiores, lados direito e esquerdo simultaneamente e consequentemente activando o lado direito e esquerdo do cérebro. 

  3. RELAXAMENTO - Tendo em vista a ampla variedade de exercícios anaeróbios e aeróbios durante o treino, todo o sistema muscular é trabalhado em sincronia. Existe um trabalho de contracção e descontracção muscular, que, juntamente com o devido ritmo de trabalho, proporciona uma sensação de relaxamento e bem-estar no fim da cada aula. Note-se que Instrutores, Professores e Mestres de karaté, não substituem os Pais, e também não é essa a nossa intenção. Penso eu, que todos devemos utilizar a filosofia marcial para ajudar a construir um cidadão melhor .

 

" A Educação de uma criança deveria começar antes do seu nascimento "

bottom of page