top of page

Como Surgiu o Estilo Alex Ryu Jitsu - HISTÓRIA

 

O Estilo Alex Ryu Jitsu, surgiu em Portugal, concebido pelo Mestre Alexandre Carvalho, Mestre Geral, Presidente da Associação de Artes Marciais de Vila Nova de Famalicão,Presidente da Federação de Karaté e Desportos de Combate de Portugal e Presidente da Associação Portuguesa de Karaté Alex Ryu Jitsu., versado em Artes Marciais com mais de 35 anos de experiência e docente em várias expecialidades de Karaté, Defesa Pessoal e Desportos de Combate.

Surge, após acentuada pressão interna e externa de associações a nível nacional e internacional, academias e seus líderes, no sentido de se criar um sistema moderno de defesa pessoal e combate de nível competitivo. Surge na base da sólida e reconhecida organização que se vive na Associação de Artes Marciais de Famalicão, Associação Portuguesa de Karaté Alex Ryu Jitsu e na larga experiência de ensino, reconhecida nas estâncias nacionais e internacionais.

 

Mestre Geral da A.A.M.F./A.P.K.R.J., depois de longa meditação e reflexão durante o tempo de 5 anos e sentindo-se intensamente apoiado pela credibilidade e reconhecimento, decide fundar o seu próprio Estilo, no seio de uma grande reunião de Mestres, Instrutores e Monitores da Organização, na data 18 de Julho de 1999, efectuda para esse fim e na qual, foi aprovado e decidido por unanimidade com todas as assinaturas dos Mestres, Instrutores, de toda a massa de praticantes e alunos, criar o sistema moderno de combate e defesa pessoal - Alex Ryu Jitsu.

 

Para que este sistema atingisse a realidade, foi necessário obter o cinturão negro em várias disciplinas de Artes Marciais e de auto-defesa, estudo, participação e treino intenso muitas vezes com grande espírito de sacrifício, em dezenas de cursos, estágios técnicos de luta, karaté, Kick-boxing, Kempo, Defesa Pessoal, Yawara-Jitsu, Jiu-Jitsu, Ninjutsu, Jeet Kune Do, entre outros, ministrados por grandes mestres de destacado prestigio Nacional e Internacional. Deste modo, na base de reflectido e ponderado estudo sobre as várias artes por onde Mestre Alexandre Carvalho passou e se expecializou, nasceu toda a essência e as raizes do Alex Ryu Jitsu. As suas origens estão nas seguintes disciplinas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A raíz mestra, sai do Zendo Nacional - Academia de Artes Marciais de Vila Nova de Famalicão, fundada em 1973, em Vilar Antas no Município de Famalicão, pelo Mestre Alexandre Carvalho, onde Karatécas jovens e homens adultos, treinavam de pé descalço em chão de cimento nos tempos gélidos de intenso Inverno Nortenho. Treinava-se intensamente, por vezes 4 e 5 horas consecutivas, acompanhados com forte preparação física, onde estavam incluídos exercícios extremamente dolorosos, de endurecimento do corpo, com períodos de sofrimento muito comparáveis aos exercícios tradicionais executados no Templo de Shaolin. Pés e mãos, para o desenvolvimento da potência e endurecimento devastadores, eram treinados com batimentos em quinas vivas de granito em baldes de areia e placas de cimento.

 

À luz da vela e frente ao pavio aceso, apoiada numa aste de ferro de aço, esta introduzida numa base de rolo de eucalipto, treinava-se séria e assiduamente, a velocidade e direcção de ataque de pés e punhos.Os níveis de desencadeamento técnico de pernas, alto,médio e baixo para o estudo das distâncias, com forte entrada de anca eram treinados frente a caricaturas desenhadas em colunas de cimento, separadas à distância por barras vermelhas colocadas no solo. Os exercícios para abertura de pernas, seus alongamentos e alasticidade, eram praticados, em roldanas suspensas no tecto, por onde passava um acorda fina com uma argola de ferro numa das extremidades.

 

Para o desenvolvimento da força e sua aceleração, serviamo-nos dos tijolos de cimento os quais, eram levantados com os braços.Para obter maior poder e velocidade de pés e de punhos utilizavamos nos treinos de desenvolvimento técnico, as "GETAS" de metal de chumbo.A doutrina do ZEN - a Meditação e concentração, não eram esquecidas, sendo elas a base do sucesso a nível espíritual daqueles que por lá passaram. Deste modo e graças a estes treinos extremamente sérios e penosos, formaram-se óptimos praticantes e exelentes instrutores, alguns deles com o estatuto de Mestres, que actualmente, ocupam destacadas posições no campo docente, encontrando-se de uma forma exemplar nas fileiras Académicas da Associação de Artes Marciais de Famalicão, Associação Portuguesa de Karaté Alex Ryu Jitsu e da Federação Portuguesa Alex Ryu Jitsu (FPARJ), estando reconhecidos como Mestres de elevado prestígio Nacional.

 

A experiência dos Mestres e Instrutores da Organização, fornecem uma notável maturidade ao Estilo Alex Ryu Jitsu que se consolida claramente, como dos melhores sistemas de Defesa Pessoal e a nível Desportivo, de Combate de Competição. Ele é então, reconhecido como moderno e eficaz nas vertentes atrás descritas, por organizações de Artes Marciais de Norte a Sul do Território Nacional, e pelas mais conceituadas Organizações Internacionais lideradas por destacados Mestres de Grande Prestigio Mundial.

 

Seus Instrutores e Mestres diplomados passaram a exercer o leccionamento em importantes Academias como exelentes Instrutores os quais têm frutificado exelentes alunos muitos deles, notáveis referências Nacionais na área de competição.A consolidação, progresso e o reconhecimento do Estilo Moderno de Defesa Pessoal e de Combate Alex Ryu Jitsu, tem sido um êxito, através de demostrações, campeonatos, fundação de novas academias e a existência de um leque de prestigiados Instrutores nos quadros docentes que servem de pilares fortes à evolução e que muito têm contribuido para o forte e invejável currículum da Organização A.A.M.F./A.P.K.A.R.J.

 

Em suma, o sistema de Defesa Pessoal e Combate Alex Ryu Jitsu, surge desde os trabalhos complexos, espinhosos e árduos passados a partir do ZENDO NACIONAL (1973), até aos tempos de hoje, onde se reconhece os elevados sacrifícios, forte perserverança de todos os Mestres e Alunos e de todo o apoio e credibilidade das mais prestigiadas Organizações de Artes Marciais Nacionais e Internacionais da Associação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu.

 

 

bottom of page